***POSSIVEIS SPOILERS***Vamos fazer um pequeno exercício de suposição. Suponhamos que em vez de Spike Lee Inside Man era realizado por Michael Bay (havia uma infinidade de outros maus realizadores que podia referir, mas este foi o que me surgiu primeiro). Obviamente, em vez de Clive Owen teriamos Ben Affleck, em vez de Denzel Washington figurava Will Smith e no lugar de Jodie Foster entraria Cameron Diaz.
O assalto ao banco teria bastantes mortes, explosões, conversas dramáticas entre o assaltante e o negociador. Gritavam-se frases como "You'll never get out of here alive" ou "I will get my revenge". Os assaltantes iriam munidos dos
gadgets mais recentes, acabados de tirar do último filme do 007.
Não havia cá Nazis nem pessoas de várias raças que isso distraía o telespectador. Metiam-se umas meninas loiras, bem burras mas igualmente bem dotadas, como reféns e uns senhores musculados e heróicos que acabariam por perder a vida ao tentar enfrentar os vilões. Cameron Diaz iria negociar com o assaltante, para recuperar uma cassete comprometedora do dono do banco mas, durante o encontro, os dois apaixonavam-se. O roubo era bem sucedido e o recém casal fugia com o dinheiro.
Ainda estão a acompnhar? Então eu agora pergunto como é que há gente que ainda diz que Spike Lee se converteu à industria de Hollywood? A mestria não está em fazer um blockbuster, mas em disfarçar um grande filme nos moldes que à partida conhecemos como sendo os de um blockbuster.
Podia elogiar a fabulosa realização, a categoria dos actores, o humor negro, podia elogiar uma quantidade de coisas, mas a verdade é que o filme fala por si. Não pretende ser uma obra prima, mas entretém realmente, levantando algumas pertinentes questões pelo caminho. É um filme "boa onda", desde a banda sonora aos chapéus a lembrar os tempos de Dick Tracy, e estamos mal habituados ao pensar que o final tem de ser surpreendente e bombástico. Porque chegamos ao fim e percebemos que o melhor já passou. A viagem é o que realmente interessa e não está dependente de um twist (apesar de também o ter) para ser um grande filme.
Se vão à espera de um The Italian Job desenganem-se e se vão à procura de outro 25th Hour desenganem-se outra vez porque Inside Man é realmente outro Spike Lee joint, mas diferente de tudo o que o realizador já fez.
Desculpa lá... foi impressão minha ou chamaste o Michael Mann de mau realizador?!?! Que blasfémia! Foi possivelmente o comentário com que menos concordei em ano e tal de blog, e muitos mais de conversas. Michael Mann, o realizador de Ali, The Heat, The Insider, Collateral, mau realizador? Por favor...